Buscar
  • Marcela Argollo

Como realmente engajar o seu time?

Depois de tanto tempo trabalhando no mundo corporativo, comecei a me pegar pensando no que realmente seria a “formula” do sucesso de empresas como Google, Netflix, Nubank, Apple e por aí vai. Sim todos nós á sabemos que essas são unicórnios, empresas de sucesso e que tem uma forma diferente e inovadora de gestão. Mas o que elas têm e comum? A prioridade delas está voltada para o seu colaborador, o que mais importa é o fit cultural entre o que se acredita e o que os colaboradores pregam no dia a dia da gestão e execução.

Ter uma cultura forte e efetiva na empresa não é mais opção, é um fato. Os colaboradores de hoje consideram que a cultura empresarial é tão importante quanto salários e benefícios. Na verdade, uma cultura corporativa fantástica é quase obrigatória assim como os outros benefícios tradicionais.

Um dos maiores diferenciais do Google é sua preocupação com a cultura. Devido à consideração em relação ao tema, a empresa instituiu o cargo de Chief Culture Officer (CCO), uma pessoa apenas para cuidar da cultura organizacional. Creio que a Google foi uma pioneira na percepção de que quem faz acontecer são as pessoas e se elas não estão bem, é impossível cobrar alguma performance!

Seria coincidência de siglas? CCO sendo Chief Culture Officer para uns e Chief Compliance Officer para outros. Creio que em muitos momentos o trabalho e esforço de ambos se convergem para o mesmo propósito: atingir uma governança corporativa robusta!

E o que seria essa governança? É a estratégia que a empresa toma para conseguir uma diferenciação no mercado e consequentemente um maior mkt share, lucratividade e fortalecimento da marca por exemplo. E como se consegue isso? É através da implementação de um programa de compliance humanizado bem estruturado. Consequentemente gerando assim um programa de integridade sólido, demonstrando muita transparência nas informações, decisões e caminhos a seguir, gerando assim uma ética, integridade e meritocracia em toda a organização.

Conduzindo a gestão desta forma, a organização consegue fazer com que todos os colaboradores vistam a camisa e sintam orgulho do trabalho que estão realizando e principalmente da organização que fazem parte. Não há maneira mais eficaz de se motivar pessoas! Fazendo com que o senso de pertencimento e de importância falem mais alto.

Todos têm que querer remar o mesmo barco e querer chegar ao mesmo destino. Sendo orientado por um capitão que passa legitimidade e paixão pelo que faz, pensando sempre no ganho do coletivo e não no seu ganho próprio, lutando assim por um propósito. Todos têm que acreditar no que estão fazendo, é fazer o que tem que ser feito com o suor da paixão.

“ A cultura organizacional tem vida própria. É responsabilidade do compliance humanizado alinhar a liderança com a cultura e consequentemente com o propósito real.”


2 visualizações
 

Formulário de Inscrição

11-987717712

©2020 por Marcela Argollo. Orgulhosamente criado com Wix.com