Buscar
  • Marcela Argollo

Rumo ao Tio Sam

Você já parou para se perguntar como serão as relações de trabalho no Brasil daqui para frente? O processo de automatização e investimento em tecnologia nas organizações vem sendo uma realidade constante e agora após a pandemia será um divisor de águas de quem quer perpetuar e expandir, e quem quer ser engolido por alguma empresa de maior porte.

O Corona Vírus veio para nos dar um tapa na cara e acordarmos para a realidade! A tecnologia está aí, por maior tentativa que tivemos em fechar os olhos nos últimos anos, ela veio para dizer a todos que: “eu estou aqui e você precisa de mim! ” Sim isso é uma realidade... para expandirmos nossa economia precisamos sim da inteligência artificial, mas cuidado, também precisamos do ser humano. Ou melhor, como sempre digo, precisamos do equilíbrio. Com o aumento do uso da tecnologia também vem o aumento do desemprego, é a máquina substituindo trabalhos humanos operacionais e rotineiros.

Começa então o questionamento de como conseguir se diferenciar nesse mar de multidão de profissionais disponíveis no mercado? A resposta é bem simples! Você terá que se diferenciar e MUITO!! Primeiro de tudo é trocar o mindset de ter um emprego para ter um trabalho e realizar esse trabalho com muito amor, dedicação, seriedade e excelência, sem contar a necessidade de sempre estar atualizado com o mercado e tendências.

Sim, você terá que pensar como um profissional autônomo daqui para frente. Deverá começar a pensar qual sua especialidade, qual eu posicionamento e como você deve trabalhar seu marketing pessoal.

Eu particularmente acho que daqui para frente inclusive as relações de trabalho empresa empregador vão mudar. Não ouso dizer que iremos ter uma mudança da CLT (o que eu acho que deveria sim acontecer em algum momento), mas compreendo que isso é um caminho ainda a ser trilhado com muitos obstáculos a serem percorridos.

A tendência é que organizações comecem a contratar pessoas por projetos, tendo assim uma maior rede de colaboradores, mais adequados e específicos para aquele projeto demandado.

Estamos caminhando para 1935 quando foi criada a FLSA, legislação trabalhista dos Estados Unidos. Receberemos por hora, ou por projeto, teremos férias e benefícios reduzidos e todos os direitos trabalhistas que existem atualmente, em algum momento serão revistos e adequados a essa nova realidade. Com isso, os salários serão impactados e a necessidade por trabalhadores mais especializados aumentará, gerando assim uma demanda pessoal por conhecimento e diferenciação, mas também por outro lado gerando uma maior flexibilidade do profissional, conseguindo ter uma maior gestão do tempo e várias frentes de trabalho e melhor salário.


0 visualização
 

Formulário de Inscrição

11-987717712

©2020 por Marcela Argollo. Orgulhosamente criado com Wix.com