Buscar
  • Marcela Argollo

Você já parou para pensar qual o seu real propósito de vida?

Já faz um tempo que venho conversando com as pessoas, e percebendo que muitas, apesar de possuir um trabalho aparentemente promissor, não estão felizes e realizadas. Mas porque será que isso está acontecendo?

Creio que seja uma junção de fatores que fizeram com que se existisse a tão falada: Crise dos 30 anos. (Se você tem entre 30 e 35 anos e se identifica com esse artigo, fica tranquilo, você não está sozinho nessa).

Para falarmos um pouco sobre propósito de vida, temos que voltar no tempo, voltar na nossa infância. Talvez a grande maioria das pessoas da minha geração (mix entre geração X e geração Y), tenham tido uma educação um pouco mais rígida, com pais normalmente falando o que deve ou não fazer. O que é ou não errado. Porém sem muito diálogo para explicação do porque isso é errado ou o porquê não se deve fazer, mostrando as consequências dos atos (educação pelo exemplo e explanação).

Com isso foi-se ao longo do tempo tolindo a criatividade da criança e a vontade/curiosidade de se experimentar e sentir as consequências das suas escolhas. As decisões eram então tomadas pela criança, de forma operacional, sem que ela conseguisse pensar e refletir de maneira construtiva, sua percepção do fato.

Passa-se 17 anos da vida, e aquela criança vira um semi-adulto, tendo assim que realizar a decisão mais importante da vida: a sua carreira!! Mas como assim?? Nunca se foi feita escolhas, e agora, 17 anos depois necessito realizar a escolha a qual será crucial para meu futuro? E com esse pensamento, com o medo do incerto, aquela ex-criança realiza uma escolha com base no que ela consegue enxergar naquele momento. Uma escolha baseada nas crenças e valores do meio em que se está inserido. Talvez a escolha possa ter sido feita com base na segurança e estabilidade da profissão promissora para o futuro (TI por exemplo).

Mas a pergunta inicial talvez não tenha sido feita:

Mas o que eu quero? Qual o meu propósito de vida?

A tão famosa frase do filme Alice no País das Maravilhas:


- Só queria saber que caminho tomar
- Isso depende do lugar onde quer ir
- Isso não importa
- Então não importa que caminho tomar...

Essa frase me marcou demais nos meus últimos anos, os quais dediquei para saber onde quero ir! Para saber qual caminho devo seguir!

E como conseguir saber qual caminho seguir? Para que você consiga saber o que quer, você precisa exercitar continuamente o tão falado: Autoconhecimento.

Conseguir se “despir”, colocar uma roupa de humildade e começar a pensar em como você reage a diversas situações. Saber suas forças, fraquezas, motivadores, preferências. O que posso relatar é que para mim, o caminho do autoconhecimento foi árduo, doloroso em certos momentos e demorado!! É um trabalho diário e contínuo, que requer muita disciplina e paciência!

O propósito de vida é aquilo que há de mais importante para um ser humano. Faz parte daquilo que você é, também é o que torna a sua vida cheia de significado.

Não se trata apenas de descobrir sua vocação, quem é você ou aquilo em que você é bom. Descobrir seu propósito de vida é muito mais que isso. É descobrir aquilo que há de mais profundo na sua identidade e que tipo de marca pretende deixar de legado neste mundo.

Como descobrir seu propósito de vida:

  1. Conheça suas habilidades (Autoconhecimento)

  2. Saiba o que te faz feliz (Autoconhecimento)

  3. Procure inspiração (Desenvolvimento da criatividade)

  4. Estude (desenvolvimento e aprimoramento dos seus skills)

Após realizada esta análise, você consegue responder a seguinte pergunta: Defina quem é você sem dizer o que você faz (profissionalmente). O que te move, o que te faz feliz e o que você deixará para o mundo.

Com isso, temos apenas um caminho a seguir, o da sua felicidade! Não tenha medo, não tenha pressa! Apenas aprenda que sempre podemos RECOMEÇAR! Nos reinventar!


Cada dia é uma página em branco, que aos poucos, com paciência e o tão sábio tempo, conseguimos recomeçar a vida! De forma simples, plena e leve! Considerando apenas as suas reais crenças e vontades! O que te move e o que te faz feliz!

Dessa forma você conseguirá colocar 20% de esforço e terá um retorno/resultado de de 80%.

Não tenha medo! Nunca é tarde para seguir o seu caminho, mesmo que você tenha que recalcular a sua rota, iniciar novamente seu plantio! Não te preocupes, a colheita virá naturalmente quando fazemos algo com amor!

Caso ainda não saiba onde quer chegar eu te convido a pensar sobre quais momentos da sua vida lhe trazem mais satisfação e lhe fazem perder a noção do tempo, quais seus valores, quais as coisas ou pessoas mais importantes de sua vida. Com estas respostas em mãos decida então qual é sua vida ideal e onde você quer chegar. Assim você poderá encontrar o seu caminho.

Após feita sua reflexão, deixe seus comentários aqui!!


Ótima jornada do autoconhecimento para você!!





0 visualização
 

Formulário de Inscrição

11-987717712

©2020 por Marcela Argollo. Orgulhosamente criado com Wix.com